MN

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

segunda-feira, 9 de junho de 2014

SAL GUAI O MUNDO !!! MATEUS 5.13

MATEUS 5.13  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? 





Querido(a) o Senhor Jesus quando esteve aqui ministrando acerca do Reino de Deus , sempre se utilizava de parábolas e analogias .
E este verso nos remete a uma analogia a nos compararmos como o sal.
Mas o que seria uma analogia ? 
Eu respondo :


(a.na.lo.gi.a)
sf.
1. Relação ou ponto de semelhança, criado mentalmente, entre coisas ou seres diferentes [+ com, entre analogia do homem com o macaco/entre a poesia e a música]
2. Comparação: Vamos fazer uma analogia entre estas pinturas.
[F.: Do lat. analogia, do gr. analogía.]
http://aulete.uol.com.br/analogia



Mas qual semelhança que Cristo deseja que nos assemelhemos ao sal ?
Quais são a características que o sal tem , ao ponto que Cristo quer nos caracterizemos como o sal ?
Pois bem, faremos uma pequena e breve exegese aonde descobriremos  a importância que o sal tem para nós , e as características que ele possuí para que apliquemos em nossa vida cristã . 

1. CARACTERÍSTICA : DIFERENÇA


Quem já não provou uma comida sem sal !?!?
A comida fica sem graça , sem sabor e não sentimos prazer em degusta-la .


Mas quando damos uma pitadinha de sal na medida certa , a coisa muda , sentimos toda a diferença ,não é !?.
Sentimos o prazer de degusta-la , de apreciar saborosamente uma boa refeição .
Assim como o sal faz diferença , Cristo assim deseja que façamos a diferença neste mundo .

APLICAÇÃO : Cristo no coloca neste mundo para nós fazermos toda a diferença .
Do que adianta ser chamados de cristãos e não fazermos a diferença ???
Temos que ser prazerosos , com uma pitada de Cristo a cada dia nosso se possível .
E como faríamos esta diferença ??? é ai que entra a segunda característica : SABOR .

2. CARACTERÍSTICA : SABOR

È justamente o sabor que faz toda a diferença , é o sabor da diferença que o mundo espera de nós denominados cristãos.
O mundo espera sentir o gosto da diferença de uma vida em Cristo.
A humanidade sente o desgosto causado pela solidão,angustia,dores,violência,tristezas e muitas outras coisas causadas ao homem pelo próprio homem devido ao pecado que encobre o mundo.

APLICAÇÃO : Por isso deveríamos mostrar como é saborosa uma vida em Cristo Jesus.
Mostrar como é o amor eterno do Pai,do perdão das nossas falhas , da companhia do Espirito Santo que  estará para sempre conosco ; do amparo em meio as dificuldades através dos nossos irmãos .
Somente com uma vida em Cristo amenizamos o dissabor desta vida, com Cristo podemos sentir um pouco como sera prazerosa a vida futura , sentiremos o gosto do jubilo da presença de Deus por toda eternidade.
Com isso quero destacar  outra característica que o sal apresenta , com qual Cristo assim deseja que nos assemelhamos ao sal , para com que as pessoas possam buscar uma vida prazerosa com Cristo :  SEDE

3. CARACTERÍSTICA : SEDE 
Eu e talvez você também , quando nos alimentamos , costumamos acompanhar as refeições ou até mesmo depois , ingerir  algum liquido , ainda mais quando a refeição tem grande teor de sal ; ao ponto de nos provocar a sede .
Mas enfim o que é a sede ?
A sede é o apelo que nosso aparelho digestivo manda ao cérebro para que nos faça lembrar da necessidade de ingerirmos mais água , enquanto houver resíduos de sal no nosso sistema urinário. 
Pois é amado(a), Cristo deseja que nós, assim como o sal provoquemos sede a todos .


APLICAÇÃO : Devemos provocar a sede nas pessoas ,  que elas sintam falta de Cristo através de nós ,  de nossa presença em suas vidas ,  sede de nossa companhia , sede da palavra de Deus através de nossa boca ; sede de estarem na presença de Deus para o adorarem juntos com outros na congregação.


Provocar tal sede que elas desejem buscar a fonte da água da vida  : "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."  (João 4 : 14)





4. CARACTERÍSTICA :  CONSERVAR
O sal é considerado um agente antibacteriano, porque restringe o crescimento bacteriano em muitos alimentos. o sal conserva os alimentos por abaixamento da quantidade de moléculas ``livres`` de água existentes nos alimentos. As bactérias necessitam de vapor de água para prosperar, sem água ``livre`` suficiente, elas não podem crescer bem em alimentos que contenham sal.


APLICAÇÃO : meus queridos leitores deste blog ....
Deus nos chama para sermos agentes, para  conservar tudo o que é bom,honroso,licito,benigno,puro,santo,amável,pacifico,para que o mal não prospere e cause um desequilibro maior.
Devido ao pecado que consome o homem , a humanidade pende a cair na desgraça da corrupção , descaso,ódio,impureza,lascívia,de tudo que é abominável a  Deus.


Por isso Deus conta conosco para conservar aquilo que resta do projeto que ele criou , até a restauração completa , até chegar o dia em que tudo voltara a ordem inicial.

Não podemos ser como o sal insipido que não tem sabor,gosto , que não se tem nenhum proveito , a não ser  JOGADO FORA .

Que Deus nos capacite a sermos salgados na medida certa, para que o mundo possa sentir o gosto, de uma nova dimensão de vida que só Cristo e Deus no seu imensurável 
amor,pode conceder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...