MN

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 8 de janeiro de 2012

Repensando nossas Crenças e Verdades...

"(...) Antes de iniciarmos o nosso pensamento, gostariamos de contar um experimento científico que pode ajudar-nos a entender e a fazer- nos refletir sobre as nossas possíveis ideologias e verdades. Dois cientistas resolveram fazer um experimento sobre o comportamento de massa repetitivo. Para isso, escolheram cinco macacos que se destacaram , num grupo de vinte, com os melhores em uma bateria de testes feitos, antes de colocá-los no experimento original. Estando tudo pronto, macacos estes que poderíamos considerar como os mais espertos foram todos colocados em uma jaula.

No teto desta jaula encontrava- se um cacho de bananas e abaixo do cacho, uma escada que facilmente daria acesso a elas. No início, como os macacos estavam alimentados, não deram muita importância para o cacho de bananas, que pareciam apetitosos. Após algumas horas, um dos macacos, que seria considerado o mais elétrico e brincalhão, atreveu-se a subir à escada para pegar as bananas.

Nisso, uma rajada de água fria foi lançada sobre os que ficaram no chão. E assim, todas as vezes que algum deles tentava subir a a escada para pegar as frutas, a água era lançada sobre os que estavam no chão. Após alguns jatos de água fria, sempre que um deles fazia algum movimento em direção a escada ou tentava subir os degraus, os outros quatro rapidamente o seguravam e o agrediam fisicamente. Passado algum tempo, um deles foi subistituído por um macaco novo e sua primeira reação foi subir a escada para pegar as bananas, sendo obstado quase que automaaticamente pelos outros quatro , que o agrediam fisicamente. Pasmem!

Outro macaco foi substituido e novamente repetiu-se a situação com o agravante surpreendente: o que havia tomado a surra participou, como se também tivesse tomado o banho frio e, com prazer, ajudou a espancar o novato. Assim, foram substituídos todos os outros três macacos, ficando na jaula cinco macacos que nunca participaram de um único banho frio. No entanto, repetiam o mesmo comportamento condicionado anteriormente de espancar todos aqueles, novatos ou não, que tentavam aproximar-se ou subir a esccada para pegar as bananas.

Se tivéssemos a oportunidade de conversar com eles e perguntar-lhes por que faziam isso, possivelmente responderiam como muitos de nós:

"não sei, sempre foi assim".



Trecho extraído do Livro: História das Religiões e a Dialética do Sagrado - Leonardo Arantes Marques. São Paulo; Ed Madras, 2005. p 218-219.







Refletindo....



Vamos analisar alguns pontos...

O texto termina dizendo que : "sempre foi assim" :
 Primeiro : Na história do Catoliscismo sempre se assumia a religião das famílias, ou seja, você já nascia católico sem opção de escolha, afinal dentro de nossa família, sempre foi assim...

Segundo:  Você é obrigado a aceitar os dogmas da Igreja como verdade absuluta, sempre foi assim... (ATÉ HOJE!!!!)

 Terceiro: Na Idade Média caso você questiona-se algo dito pelo Papa, ou até mesmo por um Pároco local, provavelmente, você seria condenado a forca, ou a humilhação em praça pública. Hoje os castigos mudaram... mas caso você questione muitoooo pode ser considerado herege ou excomungado da igreja, afinal.... sempre foi assim...


Hoje não precisa ser mais assim... porque Cristo nos chamou a LIBERDADE, para conhecermos a sua VERDADE.

Não precisamos ser como aqueles macacos que chegam e tem que aceitar as coisas como elas estão. Jesus nos convida a questionar!

Devemos ser os diferentes ante as atitudes impostas sem fundamento. Se você fosse um macaco novo no grupo, não perguntaria o por que de tal atitude? Agora reflita: o que nos impede de questionar? O que nos impede de fazer diferente daquilo que nos foi imposto?

Temos que abrir nossos olhos para a verdade, pautada em conhecimentos não ditos pelos Homens mais sim por DEUS. Muitas vezes a sabedoria humana tem nos cegado, mas a sabedoria divina abre os nossos olhos.

Pense sobre tudo o que aprendeu até agora... Foi dito por quem? Pelos Doutores da Lei, ou por Deus?

Quantas vezes buscamos as palavras de Deus em sua fonte? Quantas vezes verdadeiramente abrimos a bíblia de nossa casa, que está sobre a estante no salmo 91?

Busque a verdade nas escrituras.... E a verdade vos libertará!

I TIMÓTEO 2.4 - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

JOÃO 8.32 -E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará


Por: A.M.S
T.O.Júnior


.


 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...